
Antes de seguir para férias rumo a Palma de Maiorca, como é tradição entre a família real de Espanha, a princesa Leonor teve o seu último ato oficial. Foi um evento em Santiago de Compostela, no dia da Galiza, onde compareceu com os pais e com a irmã, a infanta Sofia.
Coube à princesa das Astúrias, que em outubro completa 16 anos de idade, presidir à cerimónia que é conhecida como a Oferenda Nacional ao Apóstolo. Mas a jovem passou por um pequeno desconforto quando ao ter de calcorrear o chão empedrado do adro da catedral se viu em apuros com os sapatos com um pouco de salto.
Habituada a usar sapatos rasos - o que continua a dar uma imagem muito infantil - Leonor foi obrigada a procurar a mão do pai para conseguir descer umas escadas em pedra.
Um gesto que não passou despercebido aos que criticam a rainha Letizia de infantilizar a herdeira do trono espanhol. A mulher de Felipe VI foi ainda criticada por ter usado floral com o mesmo tom do vestido rosa fúchsia de Leonor. Segundo os seus detratores, Letizia faz de tudo para não deixar a filha brilhar.
Além disso, também não passou despercebido o feitio controlador da rainha de Espanha que não parou de dar ordens às filhas e ao próprio marido quando chegou a hora de tirarem fotografias.