
A filha do meio dos reis Máxima e Willem-Alexander, de 18 anos, está a ser duramente criticada no seu país. Talvez pela sua beleza, é uma das princesas mais bonitas da Europa, Alexia estado no centro de todas as atenções mediáticas e nem sempre pelas melhores razões. Recorde-se que a holandesa foi colega da princesa Leonor no UWC College, no País de Gales, e a rainha Letizia sempre considerou Alexia uma má influência para filha tendo até feito de tudo para afastar as duas jovens.
Agora, a princesa dos Países Baixos enfrenta terríveis criticas após uma entrevista conjunta da Família Real pelo aniversário do rei holandês. A população não gostou do facto da princesa se ter mostrado tão reservada em relação ao seu futuro. Há orgãos de comunicação social do país, como a 'Dana Press', que estão a defini-la como "preguiçosa", "desinteressante" e "arrogante".
A princesa abriu muito pouco o véu em relação aos seus planos e projetos. A gozar de um ano sabático, Alexia disse: "Estou muito feliz por poder viajar muito, conhecer outras culturas e ter um ano inteiro para fazer coisas diferentes. Trabalhar e viajar um bocadinho. Um ano sabático destes torna todos os momentos especiais".
Não quis revelar qual o país que mais gostou e sobre o que vai fazer depois do ano sabático ao fim, a filha dos reis holandeses atirou: "Dir-vos-ei quando souber". Uma resposta que não agradou nada aos jornalistas. No programa de televisão 'Shownieuws' os comentadores consideraram que a princesa não soube escolher bem as palavras que usou. Até o jornal belga 'Het Laatste Nieuws' criticou Alexia.
"Triste espetáculo: Princesa Alexia criticada por postura desinteressante no Dia do Rei" lê-se num artigo do referido jornal. Também no talkshow 'De Oranjezondag' foram abordadas as declarações da jovem. Na conversa foram ouvidos vários adjetivos como "arrogante", "nariz empinado" e "preguiçosa".