
Não é segredo para ninguém que a princesa Leonor e a infanta Sofia são muito mais próximas da avó materna, Paloma Rocasolano, do que da avó paterna, a rainha emérita de Espanha. Diz-se que Letizia é a responsável pela falta de cumplicidade das filhas com os Borbón em geral e com a emérita em particular.
Ao que parece, a mulher de Felipe VI chegou mesmo a impedir contactos frequentes entre netas e avó, mesmo que todas morassem tão próximas umas das outras, no recinto do Palácio da Zarzuela. A acusação de que terá separado as filhas de Sofia é algo de que já ninguém duvida, especialmente depois do que foi visto na Páscoa de 2018 na catedral de Palma de Maiorca, quando Letizia tentou impedir à força que Leonor e Sofia tirassem uma fotografia com a sogra.
Seis anos depois do incidente que correu o mundo e das imagens que chocaram os espanhóis, a herdeira do trono de Espanha protagonizou um momento muito constrangedor para a rainha Sofia. Orgulhosa da sua neta a avó foi cumprimentar a jovem princesa após o seu discurso nos Prémios Princesa das Astúrias.
Madre mía! pic.twitter.com/zKb1dyPM05
Leonor recebeu os dois beijos da avó com bastante indiferença e deixou-a literalmente para trás. Sem sequer lhe dirigir uma única palavra de agradecimento. A filha de Felipe VI procurou de imediato o apoio da mãe, a rainha Letizia sem se mostrar minimamente interessada na avó.