
A rainha Margarida decidiu reorganizar a casa real da Dinamarca. A monarca retirou os títulos de príncipes aos filhos do príncipe Joachim, uma decisão que aparentemente não está a cair bem na família.
Foi através de comunicado que a monarca revelou que 4 dos seus 8 netos deveriam deixar de ser tratados como "Sua Alteza" e que perderiam, também, a partir de janeiro de 2023, os títulos de príncipes. Os atingidos por esta medida são os filhos de Joachim: Nikolai, 23, Felix, 20, Henrik, 13, e Athena, 10. Deixam de ser príncipes e ficam apenas com o título de condes de Monpezat."Com esta decisão, Sua Majestade a rainha deseja criar a estrutura para que os 4 netos possam moldar suas próprias vidas em uma extensão muito maior, sem serem limitados pelas considerações e deveres especiais que uma afiliação formal à Casa Real da Dinamarca como uma instituição envolve", explicou a casa real em comunicado.
Estes netos atingidos pelas alterações na casa real são filhos de Joachim, o príncipe que é apenas o sexto na linha de sucessão ao trono dinamarquês, cujo o sucessor é o seu irmão, o príncipe Frederik, que é casado com a princesa Mary.Apesar das mudanças, a rainha de 82 anos, que é atualmente a monarca há mais tempo no trono na Europa, garante que os netos mantém o lugar na linha de sucessão ao trono.
Os netos Niloai e Felix são filhos do príncipe Joachim com Alexandra, condessa de Frederiksborg. Já Henrik e Athena são fruto do segundo casamento do príncipe com Marie de Cavallier, com quem casou em 2008.