
A rainha Letizia de Espanha já não põe e dispõe no Palácio da Zarzuela como acontecia antes de ter estalado o escândalo de que supostamente manteve o uma relação extra-conjugal com Jaime del Burgo, o ex-marido de Tema Ortiz, irmã de Letizia. Assim sendo, a mulher de Felipe VI já não consegue fazer frente ao "avanço" dos Borbón que ele tinha conseguido afastar num passado recente.
Agora, com a nora numa viagem de cooperação à Guatemala, a rainha emérita aproveitou para conspirar contra ela num almoço privado que teve com o filho. Sofia não desiste da ideia de reunir os seus oito netos no Palácio de Marivent, em Palma de Maiorica. Um desejo ao qual Letizia sempre se opôs, pois não quer que as duas filhas tenham qualquer contacto com os filhos das infantas Elena e Cristina.
A rainha emérita pediu ao filho que tome coragem e enfrente a mulher. Que ele próprio faça por acontecer esse encontro entre a princesa Leonor e a infanta Sofia com os seus primos direitos. Disse a mulher de Juan Carlos que não quer morrer sem ver esse encontro familiar.
Ao rei não restou mais nada do que prometer à mãe que vai fazer de tudo para que as filhas compareçam a essa reunião de primos em Palma de Maiorca. Ainda assim, não deu certeza de que conseguirá realizar esse desejo materno.