
Aos 86 anos a rainha Sofia de Espanha considera que chegou a sua hora de abrandar. Não era algo que desejasse, pois gosta de ser rainha - ainda que emérita - e ter uma agenda oficial para cumprir. Mas a sua saúde mais frágil e a vontade de se dedicar a tempo inteiro à irmã Irene, que está cada vez mais afetada pela doença de Alzheimer, levou a rainha a fazer um pedido especial ao filho, o rei Felipe VI.
Sofia mostrou vontade de se retirar. Sair de Madrid e passar mais tempo no Palácio de Marivent, em Palma de Maiorca. É ali que é feliz. Gosta da ilha, do clima e do mar azul que a faz lembrar a Grécia, onde nasceu e onde levou uma infância inesquecível como filha do rei daquele país helénico.
Felipe VI não tem como recusar este pedido à mãe, mas ficou com um problema. Quem vai cumprir a agenda da emérita? Contudo, parece que foi a própria Sofia que lhe deu a resposta para esta questão. A rainha emérita lembrou ao filho que a infanta Sofia, prestes a completar o bacharelato que está a fazer no País de Gales, está de regresso a Espanha. Aos poucos, poderá ser a neta mais nova a assumir o lugar deixado vago pela grega.
O rei de Espanha não ficou nada desagradado com esta solução proposta pela mãe. E sim, também concorda que as filhas, tanto a infanta Sofia como a princesa Leonor, já estarão em condições de iniciar a assumir o papel e as responsabilidades que têm com a coroa. A ver vamos se realmente a rainha emérita estará de saída, pois esta não é a primeira vez que se fala que chegou a hora de se retirar.