
A rainha Sofia "é a mulher mais sozinha do reino, essa é a frase que melhor a define", garantiu à FLASH! a cronista e escritora Pilar Eyre, sobre a mulher de Juan Carlos. E isso viu-se nesta Páscoa. A duas filhas, as infantas Elena e Cristina, viajaram para Abu Dhabi para passarem estes dias festivos com o pai que está exilado nos Emirados Árabes Unidos. Com elas viajaram cinco dos seus netos. Os quatro filhos de Cristina e Vitória Federica, filha de Elena.
Felipe, Letizia, a princesa Leonor e a infanta Sofia passaram férias longe de Espanha e passaram as festividades pascais em Madrid, bem longe da emérita que estava em Palma de Maiorca, onde sempre passou a quadra com a família... quando os Borbón ainda eram uma família feliz e aparentemente unida. A rainha emérita não poderia ter tido uma Páscoa mais infeliz.
"Sofia não tem amigas, ela mesma o diz de forma natural. Não tem ninguém em quem confiar, apenas a sua irmã Irene e a sua prima Tatiana. Nunca contou as suas mágoas a ninguém", revelou a escritora e cronista. E de facto assim é, especialmente quando falamos de Irene. As duas vivem juntas há muito tempo, especialmente desde que o casamento de Sofia e Juan Carlos passou a ser apenas uma fachada.
A princesa Irene da Grécia deixou o seu país para ficar do lado da rainha de Espanha. É o seu maior apoio nesta fase tão difícil da sua vida. Ambas vivem num anexo do Palácio da Zarzuela e quando Sofia viaja, Irene acompanha-a. Há anos que não se separam e que são o amparo uma da outra.
Jaime Peñafiel também já se pronunciou sobre a vida da rainha emérita e não se mostrou nada meigo: "Fracassou na vida, totalmente. Um fracasso rotundo como rainha, como mãe, como avó e como mulher. Tentou fazer tudo e acabou por fazer tudo mal. No fracasso do seu casamento, é tão culpada como o rei. Podia ter-se divorciado. O maior erro da sua vida foi não se ter divorciado no momento certo", atirou.