
O rei Carlos III e a rainha Camilla vão ter uma segunda coroação, que terá lugar na próxima quarta-feira na Escócia, mais concretamente na Catedral de Santo Egídio, em Edimburgo, mas desta feita sem a mesma pompa e circunstância daquela que aconteceu na Abadia de Westminster, no dia 6 de maio.
O casal real já está presente em terras escocesas para esta cerimónia tradicional das Honras da Escócia, a mais antiga das joias da Coroa britânica. No núcleo, está a Coroa da Escócia, feita de ouro e prata e complementada com 94 pérolas e 43 pedras preciosas.
A Missa começará com uma procissão de 100 grupos comunitários que depois irá ser acompanhada pelo Regimento Real da Escócia até à Catedral de Santo Egídio, tal como músicos de uma banda militar. Uma salva de tiros de 21 armas ocorrerá desde o Castelo de Edimburgo, antes do regresso da procissão ao Palácio de Holyroodhouse. No fim, haverá um sobrevoo de aviões da Royal Air Force.
Para esta procissão, refira-se, o rei Carlos III e a rainha Camilla terão a companhia do príncipe William e de Kate Middleton.