
O rei Carlos III já recebeu a Coroa da Escócia, nesta quarta-feira, naquela que foi a sua segunda cerimónia de Coroação. O momento aconteceu num num serviço de Ação de Graças, na Catedral de Santo Egídio, em Edimburgo, que teve ainda a presença da rainha Camilla, do príncipe William e de Kate Middleton, tal como as principais figuras da sociedade escocesa e uma centena da indivíduos, segundo o ‘Daily Mail’.
O evento contou ainda com um sermão, cujo tema central foi a urgência de combater o aquecimento global, sendo que o ambientalismo é um dos pontos fulcrais na agenda do novo monarca do Reino Unido, de 74 anos.
Durante a procissão não faltou a polémica, com os transeuntes nas ruas adjacentes a dividirem-se entre fãs da realeza e manifestantes. "Não é o meu rei", entoaram estes últimos, enquanto os restantes clamavam: "Deus salve o Rei", lema que corresponde ao primeiro verso do hino britânico.
Recorde-se que, no último referendo para a independência da Escócia, realizado em 2014, 44,7% dos eleitores mostraram o desejo de ver o país fora do Reino Unido, contra 5,3% que preferiram manter-se na mesma situação.