
A princesa Leonor, 18 anos de idade, está prestes a terminar a sua passagem pela Academia Militar de Saragoça. As últimas semanas vão ser de exames, manobras militares e cerimónia de final de curso. No entanto, será a última cerimónia a mais importante, quando o pai, o rei Felipe VI, de 56 anos de idade, lhe entregar a graduação de alferes do exército.
Nesse dia tão importante, a princesa Leonor vai ter ao seu lado os pais, a rei de Espanha e a rainha Letizia (51 anos) e, muito provavelmente a irmã, a infanta Sofia. Mas há uma possível presença inesperada que está a causar desconforto à princesa. É que, o avô Juan Carlos também quer assistir à cerimónia.
A intenção do rei emérito está a ser avançada pelo 'Monarquía Confidencial'. Segundo a publicação, Juan Carlos terá pedido à Zarzuela para assistir à entrega da graduação de alferes a Leonor. Seguramente um momento importante para o pai de Felipe VII, não só no papel de avô mas também pelo papel importante que já teve. Porém a Casa Real terá recusado o pedido do rei emérito. Ainda segundo a mesma publicação, os reis Felipe e Letizia rejeitaram o pedido de Juan Carlos.
Recorde-se que desde que Juan Carlos foi para o exílio em Abu-Dhabi envolvido em diversas polémicas, Felipe e Letizia decidiram manter-se afastados do rei emérito. Precisamente para protegerem as filhas de serem atingidas com estilhaços dos escândalos do avô. Nos últimos tempos, Juan Carlos está cada vez mais presente em Espanha, tanto em Madrid como na Galiza, o que mostra que o marido de doña Sofia poderá estar mais próximo do regresso definitivo a casa.