
Robert Francis Prevost foi eleito esta quinta-feira o novo líder da Igreja. O sucessor do Papa Francisco é americano.
133 cardeais, de cerca de 71 nacionalidades diferentes, estiveram reunidos em Conclave desde a manhã de quarta-feira, dia 7 de maio, na Capela Sistina, no Vaticano para eleger o substituto do Papa Francisco.
À quarta votação saiu fumo branco da chaminé do telhado da Capela Sistina, sinal que os cardeais chegaram a consenso para eleger o o 267.º Sumo Pontífice. É norte-americano e escolheu o nome de Leão XIV.
Robert Francis Prevost tem 69 anos de idade e é o novo líder da Igreja Católica. O cardeal foi eleito nesta quinta-feira, 8 de maio, no segundo dia do Conclave, depois de quatro votações. O novo Papa foi eleito à quarta votação. Dois dias de votação mantém a média das eleições dos Papas Francisco, em 2013, e Bento XVI, em 2005.
Leão XIV terá sido eleito pelo menos por dois terços dos eleitores do Conclave, contituído por 133 cardeais.
QUEM É, AFINAL, ROBERT FRANCIS PREVOST
Prevost nasceu a 14 de setembro de 1955, em Chicago, no estado norte-americano do Illinois, e entrou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho em 1977. Prevost licenciou-se em Matemática e é mestre em Divindade, mas a sua formação académica inclui uma licenciatura e doutoramento em Direito Canónico.
O novo Papa fez os seus votos solenes em 1981. Depois da sua ordenação sacerdotal, integrou a missão agostiniana no Peru. Entre 1987 e 1988 foi pároco vocacional e diretor de missões da província agostiniana de Chicago. Regressou posteriormente ao Peru, onde ficou durante 10 anos à frente do seminário agostiniano de Trujillo, a ensinar Direito Canónico no seminário diocesano.
No início de 2023, Prevost foi nomeado pelo Papa Francisco como prefeito do Dicastério para os Bispos, cargo que ocupou até à morte de Francisco, a 21 de abril de 2025. A 30 de setembro de 2023, Francisco promoveu Prevost a cardeal.