
Uma nova biografia sobre Camilla, a duquesa da Cornualha, já está a causar polémica e ainda nem saiu. 'The Duchess: The Untold Story' ('A Duquesa: a História por Contar'), de Penny Junor, revela os "bastidores" do famoso 'affair' do príncipe Carlos e Camilla Parker-Bowles, durante o casamento do herdeiro do trono britânico com a princesa Diana.
A autora, que falou com vários amigos e familiares de Camilla, conta que Carlos e Camilla – que foram apresentados pela primeira vez há 46 anos – não queriam recomeçar o caso, mas que os "ciúmes cegos" de Diana estavam a deixar Carlos à beira de um colapso nervoso e que o príncipe viu-se "obrigado" a recorrer à ex-namorada.
Carlos e Camilla conheceram-se em 1971 e namoraram durante 2 anos. Em 1973, Camilla casou com o seu primeiro marido, Andrew Parker Bowles (o ex-namorado da irmã de Carlos, a princesa Ana); segundo a nova biografia, o desgosto terá levado Carlos às lágrimas na véspera do casamento.
Camilla e Carlos voltariam a reatar a relação em 1978, depois do nascimento de Laura, a filha de Camilla, dando assim início a um caso extraconjugal. Porém, alegadamente, o marido de Camilla sabia da traição. "Havia quem dissesse que parte dele até gostava que a sua mulher andasse a dormir com o futuro rei", pode ler-se na biografia.
O livro garante que Carlos colocou um ponto final na relação mal começou a namorar com Diana Spencer, então uma jovem tímida de 19 anos, com quem viria a casar em 1981. Porém, o historial e a cumplicidade que partilhava com Camilla foram sempre motivo de tensão entre o casal. Uma das grandes discussões aconteceu quando Diana descobriu que Carlos oferecera uma pulseira à sua "amiga". Noutra ocasião, a princesa terá "explodido" quando viu o marido com botões de punho com dois 'C'.
"Nos meses antes do casamento real, Diana mudou radicalmente (...). Fazia birras horríveis, chorava histericamente sem razão, e tinha mudanças de humor drásticas. Era ciumenta e estava obcecada com Camilla", pode ler-se no novo livro.
A determinada altura, conta Penny Junor, os conflitos eram de tal ordem, que Carlos se encontrava à beira de um colapso nervoso.
E foi então que Camilla ofereceu um "ombro amigo". Contactada por amigos próximos de Carlos, a atual duquesa da Cornualha telefonou ao ex-amante e assim recomeçou um dos mais famosos 'affairs' dos nossos tempos.
Carlos e Diana viriam a separar-se em 1992 e, na mesma altura, o caso com Camilla foi divulgado na imprensa, causando um dos maiores escândalos da história da família real britânica e tornando Camilla numa das mulheres mais odiadas do Reino Unido. Diana morreu em 1997, vítima de um acidente de viação em Paris.
Contra tudo e todos, Carlos e Camilla viriam a casar em 2005, tornando-se Duques da Cornualha, e, o que é certo, é que Camilla acabou por conquistar tanto os enteados, os príncipes William e Harry, como, por incrível que pareça... os britânicos.