
A infanta Elena nunca foi mulher de grandes paixões, de muitos namorados e amores de perdição. Pelo menos que se saiba. Podemos dizer até que a filha mais velha dos reis eméritos de Espanha nunca foi mulher de muita sorte no campo sentimental.
Casou com Jaime de Marichalar, um aristocrata espanhol e pai dos seus dois filhos, Froilán e Victoria Federica, mas este não terá sido um casamento de amor. Mas de conveniência, pois Elena queria casar para calar as bocas do mundo. Já tinha 32 anos - idade que, na altura, já era tida com um pouco avançada - e não queria ficar conhecida como a "solteirona" da Zarzuela.
Mas antes de Marichalar, a infanta Elena esteve para casar com um príncipe. Nada mais, nada menos do que o príncipe Eduardo de Inglaterra, filho da rainha Isabel II e do príncipe Philip. O casal conheceu-se na festa das bodas de prata do rei Harald da Noruega com a rainha Sonja. Só que aquela história, que tinha tudo para ser um casamento perfeito, não passou de um romance de verão.
Diz-se que Eduardo acabou por preferir a filha de uma secretária e um vendedor de automóveis de seu nome Sophie Rhys-Jones. Optou pelo coração e fez bem, pois o filho mais novo da falecida rinha Isabel II continua casado e aparentemente feliz. Enquanto isso, Elena está divorciada e leva uma vida um tanto solitária.