
A infanta Elena e Jaime de Marichalar já se divorciaram há 14 anos, altura em que o aristocrata perdeu o título de 'Duque de Lugo' e o tratamento de 'Sua Excelência'. Apesar do tempo que já decorreu, a irmã mais velha do rei Felipe VI continua a sofrer as consequências das atitudes do ex-marido.
A coroa, por arrasto, também sofre com as tomadas de posição de Marichalar. Uma dessas situações é o apoio incondicional que o ex-duque de Lugo dá à sua filha, a rebelde Victoria Federica. Mesmo sabendo que a infanta Elena pede alguma ponderação e discrição à jovem, Jaime de Marichalar incentiva-a em todas as suas vontades.
"A sua influência sobre a filha, Victoria Federica, provocou uma série de conflitos que estão a complicar seriamente a vida da infanta Elena e criando tensões dentro da Zarzuela", escreve o 'El National' sobre mais esta polémica que rodeia o ex-casal. A Casa Real tentou que a jovem fosse para o estrangeiro para proteger a imagem da monarquia. Elena concordou, mas Marichalar opôs-se e recorreu aos seus muitos contactos no mundo da moda para atrair o interesse da filha e a levasse a permanecer em Espanha.
Assim, Victoria Federica tem apostado tudo na sua carreira de influencer e modelo. Além disso, tem feito algumas incursões na televisão o que deixa Zarzuela em alerta máximo. A sua anunciada presença no polémico 'El Hormiguero' está a ser uma verdadeira dor de cabeça para a infanta já que é ela que sofre as consequências da vida pública da filha. Zarzuela quando tem de "puxar as orelhas" a alguém fá-lo naturalmente a Elena.