
O jornalista da BBC que conseguiu uma entrevista exclusiva com Diana de Gales, em 1995, teve um "comportamento desonesto" para garantir a conversa com a princesa, onde ela revelou que sabia que o marido, o príncipe Carlos a traía com Camila Parker-Bowles, dizendo que havia "três no casamento".
O inquérito foi aberto depois do irmão de Diana, Charles Spencer, ter acusado o jornalista Martin Bashir de ter usado documentos falsos e ter recorrido a outras manobras para convencer a princesa a dar a entrevista, que abalou, na altura, a monarquia.
O jornalista da BBC usou extratos bancários falsos com o objectivo de ter acesso a Diana.
"Agora sabemos que a BBC abrigou um repórter desonesto no 'Panorama' que inventou um testemunho elaborado e detalhado, mas totalmente falso, das suas relações com o conde Spencer e a princesa Diana", disse John Birt, diretor-geral da BBC na época da entrevista, emitida no 'Panorama'.
"Esta é uma mancha chocante no compromisso duradouro da BBC com o jornalismo honesto; e é muito lamentável que tenha demorado 25 anos para que toda a verdade emergisse", acrescentou.
Bashir, de 58 anos, deixou a emissora do reino unido na semana passada por motivos de saúde, após ter sofrido de covid-19.