
O Palácio da Zarzuela volta a estar no centro das atenções. Os Borbón voltam a ser o tema principal de várias notícias que são esperadas para o início do ano. Começa dia 5 de janeiro com um site belga, 'Het Nieuwsblad', a publicar um trabalho em que se falará da princesa Leonor.
Pretende-se fazer um retrato da herdeira do trono de Espanha, abordando a infância, o seu presente e fazendo conjunturas quanto ao seu provável futuro. Mas há a promessa de alavancar todos os "problemas familiares que estão a condicionar a sua formação" como futura rainha.
Mas isto não é o pior para os reis. A maior contrariedade para os reis vem mesmo de um podcast no Spotify, a segunda parte de 'XRey', que explora a vida de Felipe e Letizia, e que, contará com depoimentos explosivos de um antigo funcionário do Palácio da Zarzuela.
Já se sabe que esta pessoa - cuja identidade vai permanecer anónima - vai relatar as tensões que existiram e continuam a existir entre o casal real e reis eméritos, das muitas angústias de Letizia e de todos os obstáculos com que esta se deparou quando se casou com o príncipe das Astúrias.
Muitas das tensões, segundo esta fonte, têm a ver com três factores: a intenção de renovar a instituição, as muitas apreensões em relação a Letizia e o facto de Juan Carlos e Sofia terem dificultado, e muito, a tarefa, da antiga jornalista da TVE.
Mas Letizia não esteve pelos ajustes: devido à má-vontade dos sogros em relação a si e aos muitos escândalos que mancharam o nome dos Borbon, a mulher de Felipe VI fez de tudo para se afastar de Juan Carlos e Sofia. Por arrasto, fez com que Felipe VI e as filhas também se afastassem dos reis eméritos.