
Hoje, 10 de dezembro, a princesa Leonor de Espanha regressa finalmente a casa para as férias de Natal, depois de ter passado os últimos meses na Atlantic College de Gales, no Reino Unido, em regime de internato.
Desde que começou as aulas na nova escola, a filha de Felipe VI e Letizia de Espanha, de 16 anos, apenas foi a Espanha para assistir à cerimónia anual dos Prémios Princesa das Astúrias.
Nos últimos meses, Leonor dedicou-se a uma grande variedade de atividades, desde as obrigações académicas, como ciências e letras, mas também ao teatro, à música, às artes e às ações de solidariedade. Recentemente, Leonor participou no projeto 'The Art of Giving', que une todas essas áreas e tem como objetivo angariar dinheiro para iniciativas dos estudantes.
O QUE ENCHE DE ORGULHO LETIZIA... MAS TAMBÉM A PREOCUPA
Claro que há áreas mais sensíveis para uma futura rainha que, porém, se tornam fundamentais para a formação de carater para as funções que irá desempenhar. É o caso dos assuntos sociais e os direitos humanos que também recebem uma atenção especial: este ano, o colégio organizou a Queercon, um evento de conferências que exploraram assuntos relacionados com a identidade sexual, com o objetivo de promover a tolerância e um maior entendimento sobre as questões de identidade e género.
Sabe-se ainda que Leonor também está a dar os "primeiros passos" a nível social, frequentando as várias festas e eventos que têm lugar dentro dos muros do colégio.
No entanto, a sua nova amizade com a princesa Alexia dos Países Baixos - que também frequenta a Atlantic College de Gales - tem sido motivo de alguma preocupação para a rainha Letizia. Alexia é olhada pela rainha como uma 'enfant terrible' e uma má influência para a pacata Leonor.
Assuntos que poderão ser discutidos entre mãe e filha nesta quadra natalícia.