
O discurso de Willem-Alexander no jantar de gala que dedicou esta quarta-feira aos reis de Espanha incluiu uma passagem comovente que demonstra bem a amizade que une o rei holandês e Felipe VI.
Willem-Alexander recordou a temporada que a sua filha, a princesa herdeira Amalia, passou em Madrid. A princesa - que também estava presente no jantar - sofrera ameaças por parte da máfia e os seus pais, Willem-Alexander e Máxima, decidiram que seria importante que fosse viver para fora dos Países Baixos durante algum tempo.
Depois de alguma ponderação, os reis holandeses escolheram Madrid, precisamente porque sabiam que Felipe VI faria o que estivesse ao seu alcance para proteger a jovem de 20 anos.
"No ano passado algumas circunstâncias levaram [Amalia] a viver em Madrid", começou por dizer Willem-Alexander.
"De lá, ela pôde continuar a seguir os estudos na Universidade de Amesterdão. Isto foi possível graças aos gentis esforços de muitos dos vossos compatriotas e dos seus. Uma demonstração comovente de amizade numa altura difícil. Gostaria de lhe agradecer a si e a todos os que ajudaram a organizar isto", acrescentou, dirigindo-se a Felipe VI e Letizia.