
Verdadeiramente obcecada com a imagem e com a eterna juventude, a rainha Letizia de Espanha, de 51 anos, faz de tudo para atrasar os sinais da idade e fazendo todos os sacrificios necessários para manter a boa forma física. Tem pavor que outras cabeças coroadas da Europa, especialmente Kate Middleton, que sejam consideradas mais elegantes que ela.
Desde que chegou ao Palácio da Zarzuela, há 20 anos, que Letizia "nunca mais deixou de fazer retoques". Quem o diz é Jaime Peñafiel, jornalista e especialista em assuntos da realeza espanhola: "Está obcecada com o seu aspeto físico desde o primeiro momento em que se conheceu o seu nome como noiva de Felipe", disse o maior crítico da rainha no programa ‘Too es Mentira’, depois de ser questionado sobre a figura cuidada da mulher do rei espanhol.
"Já retocou tudo o que se vê e algumas coisas que não se vêem, mas que se intui", assegurou ao mesmo tempo que atirou contra Felipe: "Letizia é uma pessoa que parece estar muito segura de si, mas não é assim. Está continuamente a retocar-se e a culpa é de Felipe que permite tudo isto. Só tinha de dizer: ‘Apaixonei-me por outra mulher com a qual não és nada parecida’", opinou o jornalista.
As acusações de Peñafiel não são de todo falsas. Letizia, de facto, tenta a todo o custo atenuar o avançar da idade, ao mesmo tempo que tem alterado partes do seu rosto que não gostava tanto, como é o caso do nariz e do queixo. Além disso, pratica exercício físico todos os dias, independentemente da sua agenda oficial. Os resultados estão mais que à vista. Para além dos braços, que estão musculados e trabalhados ao nível de uma atleta profissional, também os abdominais fazem inveja a qualquer pessoa mais jovem. É oficial: Letizia não passa sem ginásio.
Mas se o exercício físico é um vício, o cuidado desmesurado com o seu regime alimentar é igualmente excessivo. É uma acérrima defensora das dietas chamadas saudáveis e nada a faz desviar desse caminho. Segue a dieta antienvelhecimento de Nicholas Perricone, o médico das estrelas de Hollywood.