
A infanta Sofia, de Espanha, vai começar a estudar em Lisboa já a partir de setembro. Segundo avançou esta quinta-feira, 17, a imprensa espanhola, irá formar-se em Ciências Políticas e Relações Internacionais pelo Forward College - uma instituição de ensino superior afiliada da London School of Economics, e que tem um dos seus campus na capital portuguesa.
Os estudos terão um custo de €18.500 por ano, de acordo com o Palácio de Zarzuela. O curso terá uma duração de três anos, e por cada ano o Forward College oferece a possibilidade de se estudar numa capital diferente. Assim, Sofia estará durante o primeiro ano em Lisboa, mas os outros dois irão ter continuidade em Paris (França) e Berlim (Alemanha).
Sofia, pelo que se vê, conseguiu impor a sua vontade de estudar no estrangeiro e até escolher o curso que desejava (curiosamente escolheu a mesma licenciatura da sua tia, a infanta Cristina). Contudo, não se pense que a jovem não teve de obedecer às regras que os pais lhe impuseram para sair de Madrid e aventurar-se fora de casa sem estar protegida por um colégio interno, como aconteceu no País de Gales onde fez o bacharelato.
Letizia e Felipe VI autorizaram Sofia a estudar no estrangeiro, mas mediante duas condições: que as cidades escolhidas fossem relativamente perto de Madrid, de forma a poder viajar para casa sempre que isso seja necessário e que a curso escolhido possa ser útil à coroa. E assim, aconteceu!