
O livro de memórias de Juan Carlos, o rei emérito de Espanha, promete ser uma verdadeira "bomba" para a família real espanhola e já se conhecem mais detalhes sobre o seu lançamento.
Laurence Debray, que está a ajudar o pai de Felipe VI a escrever a sua história, falou pela primeira vez sobre o livro, que se irá chamar 'Reconciliação'.
"É um projeto de longo prazo, que já dura há dois anos e ainda não está terminado. Será concluído e publicado quando o rei assim o decidir", revelou Debray em declarações à 'Hola!'.
A escritora anunciou ainda que 'Reconciliação' será publicado em espanhol e francês, pelo menos numa primeira fase. No entanto, sobre o conteúdo do livro, Debray nada disse.
A imprensa espanhola garante que o livro marcará "o antes" e "o depois" da relação do rei com a monarquia espanhola, já que Juan Carlos irá abordar a sua história de vida desde a sua infância em Roma até à sua partida para o exílio em Abu Dhabi, esquecido e renegado por todos.
O que sabe com certeza é o motivo que levou o marido de Sofia a ir contra o conselho do seu pai, o infante Juan, conde de Barcelona. E nas próprias palavras de Juan Carlos, através de uma nota de apresentação do livro obtida pelo 'Point de Vue.
"O meu pai sempre me aconselhou a não escrever as minhas memórias. Os reis não fazem confidências. E ainda menos de forma pública. Os seus segredos ficam enterrados nas sombras dos seus palácios. Porque irei desobedecer-lhe? O que me fez finalmente mudar de ideias? Tenho a sensação que a minha história me está a ser roubada", pode ler-se na nota publicada pela revista francesa, alegadamente escrita por Juan Carlos.
Assim se depreende que o monarca, de 86 anos, pretende "limpar" o seu nome e esclarecer algumas das maiores polémicas do seu reinado, incluindo, espera-se, as inúmeras traições à mulher, Sofia.
O casamento de 62 anos de Juan Carlos e Sofia foi sempre pautado por alegações de infidelidades do rei, a quem foram atribuídas inúmeras amantes ao longo dos anos, algumas delas comprovadas, como é o caso de Bárbara Rey: esta semana foram publicadas fotografias de 1994 que mostram Juan Carlos e Bárbara aos beijos.
Apesar da relação de Juan Carlos e Sofia ser praticamente inexistente nos dias de hoje, a divulgação das imagens íntimas foi mais uma humilhação para Sofia e, consequentemente, mais uma "facada" na relação entre Juan Carlos e os seus filhos, provando-se cada vez mais difícil uma verdadeira reconciliação entre todos.