
Zé Maria tinha apenas 27 anos quando foi o herói nacional, proclamado pelo povo, naquela manhã fria de 1 de janeiro de 2001, depois de vencer o primeiro 'Big Brother' emitido em Portugal.
Os portugueses estavam eufóricos com o rapaz das galinhas, o trolha de Barrancos, o homem que, de sorriso franco e inocente, olhar humilde e a ser vítima de bullying da parte de alguns colegas dentro da casa mais vigiada de Portugal, saía vitorioso dos estúdios da Venda do Pinheiro, em Mafra.
Ele era o elo mais fraco, o símbolo dos injustiçados e os portugueses telefonaram massivamente, dando-lhe a vitória.
22 anos depois, Zé Maria, atualmente com 49 anos, o alentejano vive refugiado em Barrancos. "Está tudo bem, obrigado. Está tudo ok, obrigadíssima, mas compreenda...", disse Zé Maria à reportagem da TV Guia, que o encontrou nas ruas da sua terra natal.
E foi por lá que amigos e família lamentam o que aconteceu a Zé Maria: "Foram os amigos de Lisboa" que "arrasaram com ele e lhe deram cabo da cabeça", sustentam.
Zé Maria vive em permanente controlo médico por causa da sua saúde mental, que ficou mais fragilizada depois de ter participado no 'Big Brother'.
Leia toda a reportagem na TV Guia, quer na edição em papel, já nas bancas, ou em formato digital, que pode aceder aqui.