'
THE MAG - THE WEEKLY MAGAZINE BY FLASH!

Sem dinheiro e medicado para sempre. A fama tornou-se demasiado pesada para Zé Maria, o primeiro vencedor do 'Big Brother'

Zé Maria é o mais famoso concorrente de sempre de um 'Big Brother'. Fora da caixa, carismático mas com muitos fantasmas dentro dele. Saiba como é a vida do alentejano, 21 anos depois de conquistar Portugal com a sua simplicidade.
José Lúcio Duarte
José Lúcio Duarte
17 de setembro de 2021 às 00:28
Zé Maria
Zé Maria Foto: Cofina Media

Barrancos, vila perdida no Baixo Alentejo, é conhecida por duas coisas. Os touros de morte, nas festas de agosto, e Zé Maria, o primeiro vencedor do 'Big Brother'. E ambos não querem nada com o mediatismo. Querem ser deixados sossegados neste canto que faz fronteira com Espanha... e que só volta e meia algumas pessoas recordam que existe. Com mais uma edição do 'Big Brother', a curiosidade em torno do alentejano amigo das galinhas volta a aumentar: 21 anos depois de ter vencido o programa que muitos dizem ter mudado a televisão em Portugal, o que é feito dele?

José Maria Seleiro, nome de batismo, tinha 27 anos quando se inscreveu para o concurso. Não imaginava ao que ia, mas era uma oportunidade de sair de Barrancos e sonhar alto. A sua forma peculiar de ser e o seu amor pelos animais, demonstrado desde o primeiro dia, tornaram-no logo num dos candidatos a vencer. E venceu. Na passagem de ano de 2000 para 2001, foi o último a sair da casa. Além da fama, trouxe com ele um cheque de 20 mil contos, 100 mil euros na moeda atual, um carro e ainda mais sonhos.

Zé Maria
Zé Maria Foto: Cofina Media

Mas Zé Maria, como todos o conhecem, não estava preparado para o que aconteceu. Tornou-se, ao fim de 120 dias fechado numa casa vigiada por inúmeras câmaras, uma das figuras mais mediáticas nacionais. E isso foi demais. "Éramos genuínos. Éramos puros. Não tínhamos maldade. Não tínhamos noção de nada. Vivíamos como se fosse a nossa casa. Não tínhamos a noção da projeção do ‘Big Brother’, da quantidade de pessoas que, também, estavam a viver aqueles momentos", recorda Susana Almeida, outra das concorrentes desta edição do BB, recentemente questionada por Cristina Ferreira.

AS TENTATIVAS DE SUICÍDIO

Zé Maria tornou-se uma das figuras mais mediáticas de Portugal. A TVI tentou fazer dele apresentador de televisão: ele estava em todo o lado. Nessa altura, os rumores sobre a sua sexualidade eram cada vez maior e a pressão foi demais. Em 2004 tudo descambou. Em agosto tentou atirar-se da Ponte 25 de Abril, mas acabou por ser salvo por militares da Brigada de Trânsito da GNR. Dois dias depois, a 17 de agosto, foi visto a passear nu numa rua de Lisboa, e também nesse dia tentou atirar-se ao rio. Voltou a ter um anjo da guarda: agentes da PSP evitaram o pior e foi levado para o hospital Curry Cabral, em Lisboa.

Foi depois internado no Hospital Miguel Bombarda e depois foi transferido para uma clínica psiquiátrica. Desde essa altura que tem acompanhamento médico e toma medicação. Atualmente, Zé Maria é seguido pelos médicos de saúde mental do Hospital de Beja: continua a tomar medicação, apurou a FLASH!. Vai ter de tomar medicação para sempre, para evitar novos comportamentos que coloquem em causa a sua vida, como os registados em 2004. 

A vida não tem sido fácil para o barraquenho desde que venceu o 'BB'. Depois de todos os problemas de saúde, e de o dinheiro que ganhou na televisão ter acabado, Zé Maria regressou a casa. E é por lá que vive... um dia de cada vez.

RENDIMENTO SOCIAL DE INSERÇÃO

É pouco o trabalho que existe em Barrancos. Zé Maria é um dos muitos desempregados na vila que tem apenas 1500 habitantes. De acordo com os Censos de 2021, o município perdeu cerca de 60% da população em apenas 60 anos. É com a ajuda do Estado que vive. Recentemente tirou um curso de jardinagem através do centro de emprego, conseguindo igualmente a equivalência ao 9º ano. Vai fazendo uns biscates nesta área, mas também colabora com a Junta de Freguesia de Barrancos. Recebe há vários anos o RSI (Rendimento Social de Inserção). A vida de glamour que teve após o vitória no BB é agora apenas uma miragem.

Em Barrancos todos conhecem Zé Maria, mas ele tem poucos amigos. Tem uma vida social muito reservada: voltou a ser o pacato alentejano que sonhava com outros horizontes. Teve o pássaro da mão mas ele fugiu. Viu-se obrigado a regressar, a voltar à terra de onde queria voar. A vida dá muitas voltas e a dele voltou, quase, ao ponto de partida.

Zé Maria
Zé Maria Foto: Cofina Media

Teresa Guilherme, que apresentou a primeira edição do 'BB', reconhece que o amigo não tem estofo para novas aventuras na televisão, apesar das gerações mais velhas se lembrarem dele. "Ficou uma ligação", reconhece a apresentadora. Que também reconhece que os problemas de saúde são mais fortes do que tudo o resto: "Não o achei capaz de vir para Lisboa ou voltar a meter-se numa aventura como se meteu naquela, provavelmente não terá estrutura psicológica para aquela pressão", afirmou numa entrevista em que falou do antigo concorrente.

Em Barrancos a fama vale pouco. Zé Maria é apenas mais um dos moradores desta vila fronteira com Espanha. Metido consigo mesmo, o ex-concorrente gosta, porém, de ir lembrando a quem por lá passa e lhe consegue confiança, de que ele é "o Zé Maria".

A carregar o vídeo ...
Teresa Guilherme conta como Zé Maria foi escolhido para Big Brother

Todos sabem, mas os que lá moram já nem ligam. Só os forasteiros mais velhos, que viveram agarrados ao pequeno ecrã a passagem de ano de 2000 é que se mostram curiosos por saber como é a vida daquele que foi (e continua a ser) o concorrente mais famoso dos reality shows em Portugal. 

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável