
José Raposo, 59 anos de idade, e Maria João Abreu conheceram-se em início de carreira, no musical 'Annie', em 1983, no Maria Matos. Foi a estreia da atriz no teatro. Tinha apenas 19 anos. Não foi amor à primeira vista. "Só aconteceu passados alguns meses", recordou José Raposo em conversa com Manuel Luís Goucha, na tarde desta quarta-feira, 4 de janeiro.
Os dois haveriam de viver um amor de 23 anos. Desse amor nasceram os dois filhos do casal, os também atores, Miguel e Ricardo Raposo. Entretanto, o amor não resistiu à erosão do tempo. Pelo menos, não da mesma forma, já que ficou uma amizade profunda. José Raposo enamorou-se por Sara Barradas e Maria João Abreu apaixonou-se pelo músico João Soares.
Até que a atriz partiu de forma inesperada e chocante, em maio de 2021, vítima de um aneurisma. Ficou o vazio e a dor da saudade.
"A perda da Maria João ainda dói, com certeza, não é só a mim. É ao país inteiro", assumiu José Raposo. "A João, além de ser a grande atriz, era um ser humano de facto brutal, com qualidades incríveis, era uma cuidadora nata (…) dos pais, dos filhos, dos sobrinhos, dos amigos, ela vivia para os outros", recordou o ator.
Uma partida ainda mais difícil por Maria João abreu estar a viver um dos momentos mais fulgurantes da sua vida profissional. Tinha acabado de viver um momento de glória com 'Golpe de Sorte' e fazia parte do elenco de 'A Serra', na SIC, quando foi jvencida pela doença.