
É um drama da vida real que Alexandra Lencastre tem de enfrentar. E aproveitar os momentos menos maus. Tudo porque a atriz tem a mãe com alzheimer profundo.
"A minha mãe está com um Alzheimer simpático, no sentido em que é uma doença degenerativa mas não tem degenerado de uma forma galopante", explica Alexandra, que tenta ver, apesar de tudo, o copo meio cheio. "Tem-se mantido ainda com uma boa disposição. Ela é muito doce, é uma pessoa muito brincalhona e gosta muito de miminhos, beijinhos e de dançar. E se aparecerem lá em casa e a convidarem para ela a dar um pezinho de dança, ela dá. É uma pessoa muito amável, é muito querida".
Mas a atriz já não é reconhecida pela progenitora. "Não sabe quem são as pessoas. Também não sabe quem é que eu sou. Passados cinco minutos, pergunta-me: 'Quem é?'. Depois, eu venho outra vez e convido-a para dançar e ela volta a perguntar: 'Então, e quem é? Então e o que é que veio cá fazer?'. Mas é muito amável e é bom sentir que estou com ela", diz.
"É a vida, há outras pessoas que se revêem nestas situações. Pelo menos, olho para eles e eles estão ali, estão cá e isso é maravilhoso. É uma bênção", afiança Alexandra.