
Clara de Sousa foi vítima de um esquema cibercriminoso levado a cabo por uma equipa de ‘hackers’ que pretendeu surripiar dinheiro à pivô da SIC. A profissional da estação de Paço de Arcos havia revelado aos seus seguidores que tinha perdido o controlo da sua conta temática acerca de cozinha e bricolage e agora, feliz por ter conseguido resolver o problema, anunciou que foi alvo de muitas ameaças para que anuísse à extorsão.
"Conta recuperada. Sem perder conteúdos nem seguidores. Sem pagar nada aos ‘hackers’ que exigiam dinheiro. Está tudo de novo a 100%. Obrigada pelo apoio!", escreveu a jornalista no seu perfil de Instagram.
Num vídeo, partilhado através da conta que esteve afetada, Clara de Sousa providenciou mais detalhes acerca do caso: "Soube da boa notícia que a Meta conseguiu recuperar totalmente a minha conta. Recuperou tudo. Ontem foi um dia muito complicado, recebi chamadas diretas por WhatsApp, recebi muitas mensagens a ameaçar-me com muitos pontos de exclamação e interrogação, a exigir o pagamento de uma verba de 500 dólares o quanto antes".
"Nunca respondi a essas mensagens, nunca atendi as chamadas, era claramente uma equipa de ‘hackers’ internacional e, portanto, acho que deste lado, não percebendo bem como tudo isto aconteceu, a lição está aprendida. Dois fatores sempre activados, muita atenção a ‘mails’ maliciosos que possam indiciar alguma tentativa de chegar às nossas contas, fica o alerta. Por mim, estou muito feliz por ter a conta de volta, vamos então ao trabalho", concluiu.
Nos últimos tempos, as celebridades portuguesas têm sido alvos prediletos de crimes e burlas relacionados com as redes sociais e outras plataformas cibernéticas. Por exemplo, ainda esta semana, Sara Matos lamentou ter visto a sua imagem utilizada de forma indevida, numa publicidade falsa.