'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Luto

Ana Afonso lutou contra alcoolismo, desemprego e violência doméstica. As últimas declarações da ex-atriz sobre como estava a reerguer-se

Meses antes de morrer, a ex-atriz Ana Afonso revelou como tinha conseguido ultrapassar dramas e reconstruir a vida.
04 de janeiro de 2024 às 14:20
Ana Afonso
Ana Afonso
Ana Afonso
Ana Afonso
pub
Ana Afonso
Ana Afonso
Ana Afonso
pub
Ana Afonso
Ana Afonso
Ana Afonso
pub
Ana Afonso
Ana Afonso
Ana Afonso
Ana Afonso
Ana Afonso
Ana Afonso
Ana Afonso
Ana Afonso
Ana Afonso
Ana Afonso
Ana Afonso

A ex-atriz Ana Afonso passou por vários anos de dramas familiares e pessoais mas no ano passado declarou como estava a conseguir reerguer-se depois de lutar contra alcoolismo, desemprego e violência doméstica, a somar-se também o facto de ter recorrido à CPCJ (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens) para cuidar dos dois filhos mais novos. 

Ana morreu aos 47 anos, confirmou o seu irmão, Sérgio Afonso, numa publicação no Instagram esta quinta-feira, 4. Ainda não foi revelada a causa da morte.

Numa entrevista com Júlia Pinheiro em março do ano passado, Ana Afonso começou por explicar as circunstâncias que a levaram a pedir ajuda institucional para os filhos, Diogo, de 13 anos, que sofre com autismo, e Alice, de 10. Ana não mencionou as acusações mútuas de violência doméstica que ela fez contra o ex-companheiro, Rodrigo Brito, e ele fez contra ela.

"Em 2018, eu não tive o apoio do pai [dos filhos], estava sozinha com os dois, tinha que cuidar de um menino com autismo, que na altura estava a passar uma fase muito complicada, para além de usar fraldas, e eu não conseguia arranjar trabalho porque eu tinha as duas crianças, não tinha horários, nem sequer um part-time conseguia arranjar. Foi uma altura difícil para mim, comecei a ir-me abaixo. Estava há sete meses sozinha, sem ajuda nenhuma porque em Lisboa também não tenho família, comecei a ir-me abaixo e a sentir que estava a ter uma recaída com o álcool", contou Ana no ano passado.

Ana morreu aos 47 anos, confirmou o seu irmão, Sérgio Afonso, numa publicação no Instagram esta quinta-feira, 4. Ainda não foi revelada a causa da morte.

Os problemas com o álcool começaram em 2015. "Quando descobri que o Diogo tinha esse distúrbio e outras situações em casa que me estavam a afetar. Foi o meu escape [...] Chegou uma altura em 2015 que decidi ir para uma comunidade terapêutica tratar-me. Estive lá seis meses e se calhar foi a melhor coisa que me aconteceu. Eu renasci", recordou.

Quando se separou, em 2017, e a acusar o ex-companheiro de agressão - acusação que ele também fez contra ela -, viu-se sozinha com as crianças. "Eu já acordava cansada, o meu corpo não tinha força, não conseguia segurar aquele barco e, na frustração, percebi que estava a ter uma recaída. Fui à CPCJ e disse que não estava a aguentar mais. Se não tivesse ajuda, tinha que entregar os meus filhos", afirmou.

"Quando me dirijo à CPCJ foi um pedido de ajuda porque eu sabia que as coisas não estavam bem e foi aí que eles entraram em contacto com o pai e disseram: 'Ou você fica com os seus filhos, porque a mãe não está a aguentar mais sozinha, ou então vamos ter que entregar os seus filhos a uma instituição'. E foi aí que o pai reagiu e ficou com eles". 

Ana voltou então a fazer um tratamento e sublinhou: "Nunca fiquei sem a custódia dos meus filhos. Pelo contrário. Depois fui viver no Porto e o pai ficou com os dois e tive sempre carta branca para ver os meus filhos quando quisesse. Vinha com frequência a Lisboa ver os meus filhos, só que depois veio a covid e houve uma fase em que não consegui vir com tanta frequência".

O pai das crianças também acabou por recorrer a uma instituição para cuidar do filho mais velho, que tem autismo. Diogo passou a ficar só aos fins de semana com os pais e Alice dividia-se entre as casas dos pais, em Lisboa. 

"Acho que a minha filha ficou melhor [...] Desde que consegui refazer a minha vida, ter novamente uma casa, poder partilhar a custódia, sinto que ela tem evoluído bastante", comentou. 

Ana Afonso voltou à agência que a representou no passado, tinha planos de regressar à televisão e começou a trabalhar como motorista de TVDE no ano passado. 

A ex-atriz também é mãe de Beatriz, de 22 anos, do casamento com o vocalista dos Fúria do Açúcar, João Melo.

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável