
"Para quem não sabe. A Sofia Aparício é muito, mas muito mais do que muita gente imagina. A Sofia Aparício, é de todas as pessoas que conheço a mais solidária. Praticante. Vive com pouco e dá muito", foi assim que Ana Bola começou por escrever sofre Sofia Aparício. E continuou: "É solidária em Portugal e em muitos outros países onde já esteve. Pratica mais o amor pelo próximo do que muitos que vão à missa ao domingo. Só não 'escarrapacho' aqui tudo o que a Sofia faz e todos os que ajuda diariamente porque ela não gostaria."
E terminou: "Tem também a enorme qualidade de ser discreta, como todos os que verdadeiramente ajudam o próximo, sem fazer disso um porta estandarte. Como há muitos. Portanto, quem não tiver nada de jeito para dizer sobre ela que se cale. Estamos entendidos?"
Este elogio público de Ana Bola a Sofia Aparício mereceu uma rápida reação de Maria Vieira, a atriz que trabalhou longos anos com Ana Bola tendo as suas sido até amigas próximas. Na rede social X [antigo Twitter], Vieira não se mostrou meiga no uso das palavras.
"A Ana Bola disse no 'FoiceBurka [Facebook] que a Sofia Aparício é muito solidária e que quem não concordar com o que ela diz (cito a velha gaiteira e intolerante) 'que se cale, estamos entendidos'?" começou por escrever como legenda de uma fotografia em que se vê o rosto de Ana Bola e o de Sofia Aparício.
E terminou a elevar o tom da ofensa: "A farinha partilhada entre comadres enfarinhadas gera este tipo de amizades solidárias..."