
'Festa É Festa' estreou na TVI há dois anos e, quase 700 episódios depois, continua a ser um sucesso de audiências em Portugal. Porém, o autor tem de dar alguns murros na mesa, por vezes, quando vê que os atores não seguem à risca o guião. Pedro Teixeira, um dos protagonistas, assume-o: "Levamos na cabeça do Roberto Pereira, e com razão. Pelo menos, eu levei!" E deu um exemplo concreto, que se passou recentemente na serra da Estrela.
Roberto Pereira, o homem que assina esta história para a estação de Queluz de Baixo, confirma a polémica. "Não só escrevo como acompanho a novela no ar. E quando sinto que não está da maneira como foi escrita, tenho o cuidado de chamar a atenção. Digo-lhes: 'Vamos lá pôr isto nos eixos!"
Na verdade, o autor apenas se mostra responsável e atento a que nada falhe num produto que vale muitos milhões de euros à TVI, dia após dia. "Quando escrevemos, estamos com muito avanço daquilo que estão a gravar e, por isso, às vezes, é preciso chamar a atenção quando estão a ir por um caminho que depois não vai bater certo com o que está escrito."
Apesar destes esporádicos murros na mesa de Roberto Pereira, o balanço é obviamente positivo: "Por vezes, jantamos juntos e dessas reuniões saem muitas ideias", conta o autor. A dupla sertaneja, composta por Pedro Teixeira e Manuel Marques, é um caso feliz. "Esta novela é um caso de estudo! Parece que há mais histórias, cada vez que o tempo vai passando. As personagens estão cada vez melhores e depois há ligações que ajudam muito. Estamos a descobrir os familiares desta gente, a irmã do Tomé, por exemplo."
Outra coisa que tem ajudado a criar mais enredo a 'Festa É Festa' dizem respeito às saídas do elenco da aldeia da Bela Vista. "Era só para haver uma viagem a Paris, que funcionou tão bem. Houve uma energia tão grande, que pensei: 'E se, a partir daqui, começarmos a ir a vários sítios?' Foi uma loucura no mercado do Bolhão, no Porto, e na Madeira também resultou muito bem."
A próxima deslocação é ao Aquashow, em Albufeira, na próxima semana, mas Roberto Pereira tem um sonho: Las Vegas. Pode ser que Cristina Ferreira e José Eduardo Moniz lhe concretizem, um dia, esse desejo. Para já, a hora é de festejar e abrir o coração: "Adoro o núcleo da Corcovada, do Abel, do Manel e da Quina. Divirto-me imenso a ver aquilo! O Manuel Marques está incrível, como Nando e o gémeo, Aurélio."