
Sem condições financeiras para se manter em casa, Graça Lobo viveu nos últimos 9 anos na Casa do Artista, em Lisboa. Só que quis sair no início de julho, queixando-se de roubos. "Roubaram-me imensa coisa. Roubaram-me coisas de vestir, usar, são umas ladras! Fiz imensas vezes queixa! Tenho tudo no computador as queixas que eu fiz. Não querem saber para nada. A direcção, as sucessivas direcções não querem saber".
A atriz Manuela Maria, viúva do fundador da instituição, Armando Cortez, garante que nada disto aconteceu. "O que é que aconteceu? Por exemplo, ela dizia que lhe tinham desaparecido uns sapatos. Ia-se ver e a Graça tinha mudado os sapatos de sítio", afiança Manuela Maria.
Certo é que Graça Lobo quis sair. Foi para casa da filha que, ao vê-la debilitada, acabou por levá-la ao hospital. Fez exames e foi-lhe detetado um enfizema.
A filha da atriz, Sarah Anahory, levou-a depois às urgências. Para Sarah, a mãe deveria ficar internada mas os médicos assim não entenderam, primeiro no hospital de Torres Vedras, depois no hospital de Santa Maria, em Lisboa.
"A SENHORA AGORA É UMA SEM ABRIGO"
No hospital lisboeta, Sarah deixou um contacto mas, quando o pessoal administrativo tentou ligar-lhe, o número não funcionava. Graça Lobo ficou entregue a si e ao hospital, através de uma assistente social. Acabou por ir parar ao lar onde agora está, da Santa Casa da Misericórdia de Canha, no Montijo. "Perguntaram-me se eu queria vir. Eu neguei, disse que não queria vir, e depois disseram-me que era a única solução que tinham para mim. Disseram-me: ‘A senhora agora é uma sem abrigo’", revela a atriz, que se consagrou no teatro e subiu ao palco do D. Maria II em 2015, com a peça 'As Três Irmãs'.
Graça queixa-se de falta de condições, no seu novo lar. "Não me mudaram a fralda, à noite, apanhei uma infecção urinária. Esta manhã voltei a acordar no meio do chichi, porque não me mudaram a fralda à noite".
A atriz alega que existem somente 2 funcionárias para cuidar dos 80 idosos que ali vivem.
Leia toda a história na revista TV Guia desta semana, já nas bancas.