
É uma das atrizes mais prestigiadas do país com inúmeros papéis interpretados no teatro, na televisão e no cinema, iniciou-se na representação com apenas 9 anos de idade. Aos 83 anos, Lurdes Norberto detesta estar parada e diz-se esquecida, sem trabalho na televisão. Não sou só eu que me sinto esquecida. colegas meus também se sentem esquecidos, muita gente que precisa de trabalhar na televisão e não trabalha, porque a televisão não dá trabalho. A mim, tenho 83 anos e deve ser por causa disso", diz a atriz octagenária em entrevista à 'TV7 Dias'.
A idade atromenta-a "muitíssimo" e tem pânico da morte. "Detesto envelhecer", diz. Aos 65 anos foi afastada do teatro com o desmantelamento da Companhia Rey Colaço, e hoje gostaria de ter trabalho. É reformada do Teatro Nacional D. Maria, com €1700 mensais, mas assegura que o dinheiro não chega.
Mas os dramas de Lurdes Norberto não se ficam pelas dificuldades financeiras. Com a morte do último companheiro, Fernando, começaram os problemas.
"Estou em sérios problemas com a minha casa. O Fernando, quando morreu, não me deixou usufrutuária. E os 2 filhos do Fernando, agora, querem a casa", lamenta-se Lurdes Norberto.
Com o processo a decorrer em tribunal e caso os filhos do falecido companheiro vençam o processo – Lurdes Norberto já recorreu 2 vezes –, a atriz não tem outra alternativa senão ir para a rua. "Ou alugo uma casa ou vou para a Casa do Artista", desespera.