"O Almeno, o meu Marido (e, dissipando a desinformação, o seu único casamento), o nosso Meno, merece todas as declarações de amor que circulam e que se escondem, merece ser celebrado. Ele é vida, é alma, é luz, é coração, é sonho, é liberdade, é revolução", estas são palavras de Patrícia Pinheiro, a mulher com quem Almeno Gonçalves partilhou os últimos 18 anos da sua vida.
Acrescenta a também atriz que era 27 anos mais nova que o marido: "Ensinou-me a ser melhor pessoa, melhor artista, a olhar para a arquitectura das cidades, a beleza das aldeias, a olhar para a gente que é gente, a amar por inteiro. Construímos tudo juntos, com as famílias de sangue e do coração. Que batalhão, que força! Somos uns sortudos, um privilégio de amor“.
E faz questão de garantir: "Nunca serei viúva, vives em mim. Meu melhor amigo, melhor cúmplice, melhor namorado, melhor marido, melhor amante, melhor Amor. Nada do que escrevo é, para ti, uma novidade. Dissemos sempre tudo e nunca gastámos as palavras, meu amor. Os teus olhos são peixes verdes. Encontramo-nos em Babylon. Farei por cumprir o Sonho. Serei feliz. Amo-te. Até já.“
Nesta mensagem deixada nas redes sociais, Patrícia Pinheiro fez ainda questão de agradecer a imensa onda de amor: " São centenas de mensagens de amor, abraços, força e coragem, que começo agora a abrir devagar e com tempo, esse que nos fugiu das mãos. Não consigo retribuir como gostaria, mas saibam que todo o mimo e colo tem sido fundamental e recebido com muita emoção e carinho, sem excepção. Obrigada, de coração. A toda a equipa do Hospital S. Francisco Xavier, à nossa médica de família, ao SNS (viva o SNS!), o mais profundo reconhecimento e gratidão.“