Durante dois meses, o ator Almeno Gonçalves, 66 anos de idade, lutou contra a doença em silêncio. Poucos amigos sabiam da gravidade do cancro que havia de lhe roubar a vida na quinta-feira, 27 de novembro. Foram dias e semanas de sofrimento que enfrentou com a ajuda das mulheres da sua vida.
A companheira de vida, desde há 18 anos, a atriz Patrícia Pinheiro, mas também a ex-mulher, Rita Salema, e a filha, Francisca, fruto da relação com Rita, e com quem esteve de costas voltadas durante vários anos. As três apoiaram-se na dor, no derradeiro adeus a Almeno, durante as cerimónias fúnebres que decorreram na sexta-feira, 28, na Igreja da Santíssima Trindade, em Miraflores.
Esta união foi o bálsamo que ajudou o ator a enfrentar os difíceis dois meses em que esteve diagnosticado com cancro no cólon, em tratamentos. Também a paz com a filha foi finalmente alcançada nestas derradeiras semanas. Foi Rita Salema que revelou que pai e filha tinham alcançado a tão desejada reaproximação.
“Estes últimos meses, tu, a Francisca e eu trocámos os melhores abraços beijinhos e palavras de amor, que dava para encher esta e, muitas outras vidas”, escreveu a atriz nas redes sociais, em homenagem ao ex-companheiro. “Por isso, sei que foste com o coração cheio de amor e também deixaste os nossos assim, mas com muitas saudades e promessas por realizar”, apontou ainda Rita, que não conseguiu esconder a consternação com a partida de Almeno Gonçalves.
“Neste momento estou sem capacidade de perdoar à vida perder tantas pessoas boas. As palavras que trocámos estes dias vão ajudar a acreditar que estás em paz”, confortou-se a atriz.
Recorde-se que em julho, foi a própria atriz de 'Vitória' que acompanhou a filha, Francisca, ao altar, no dia do casamento da jovem de 32 anos com Salvador Melo. Almeno não esteve presente no casamento da filha. Em 2021, Almeno Gonçalves, à conversa com Daniel Oliveira no programa ‘Alta Definição’, da SIC, falou da dor da relação inexistente com a sua única filha.
"Nunca tive assim uma grande conversa com a minha filha, e gostava de ter um dia. Não tenho uma proximidade com ela. Foi algo que aconteceu naturalmente. Nada teve a ver com a minha separação. Não me traz mágoa... Pensamos de maneiras muito diferentes e isso naturalmente afasta-nos. Acho que ela não gosta assim tanto de mim", assumiu o ator nessa conversa com Daniel. "Não, não me recordo que alguma vez ela me tenha dito 'amo-te'", lamentou ainda.
Palavras que, seguramente, terão sido ditas nestes últimos meses, para que as memórias que ficam sejam também feitas de amor.