Se o Almirante Henrique Gouveia e Melo, de 65 anos, vencer a corrida à presidência da República será que a companheira, Cristina Castanheta, o acompanhará e fará do Palácio de Belém a sua residência? Um panorama que pode não vir a acontecer uma vez que a diplomata assumiu recentemente um novo desafio na sua carreira.
Cristina Castanheta é nova embaixadora de Portugal em Budapeste, na Hungria, avança o Correio da Manhã. A nomeação foi publicada em ‘Diário da República’ a 22 de dezembro. "A proposta foi aceite pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a 21 de novembro, e referendada pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, a 11 de dezembro", lê-se na referida publicação.
Recorde-se que o romance entre o almirante e a diplomata já tem vários anos, mas só em março de 2025 Gouveia e Melo oficializou o divórcio da psicóloga Carol Costeloe, a primeira mulher e mãe dos filhos. Anda casado no papel, o candidato a Belém não se coibiu de aparecer com a namorada em vários atos oficiais.