
No dia em que a TVI celebra o 24.º aniversário, Cristina Ferreira, de 39 anos de idade, lembra os tempos em que começou a fazer parte desta família. Em entrevista à Rádio Comercial, a apresentadora recordou a "menina inocente que não sabia onde estava a pousar".
"Tinha saído de um curso e de repente fui chamada para fazer os diários do 'Big Brother'. Eu comecei na casa, é verdade. Não lá dentro, mas cá fora. E quando olho para aquelas imagens, acho que era de alguém que não estava bem a perceber o que é que ia ser o futuro dela, com uma carinha muito de menina. Tinha 26 anos."
Em 2003, Cristina frequentou o curso de apresentadores de TV na Universidade Independente, onde, além de Goucha, teve Júlia Pinheiro como professora. E assim que houve um casting na TVI, Júlia Pinheiro (que trabalhava lá na altura) nem hesitou e encaminhou-a. Cristina foi a eleita e nesse ano, estreia-se em Queluz de Baixo como repórter do Diário da Manhã e apresentadora do Extra Big Brother 4. Júlia Pinheiro foi, também, a responsável pela sua entrada no programa ‘Você na TV’. Em junho de 2013, Cristina Ferreira voltou a entrar na casa do 'Big Brother VIP', ao lado de João Paulo Rodrigues [ver vídeo], mas aqui já com estatuto de estrela.
"A televisão escolheu-me, eu escolhia-a depois. E não sei viver de outra forma a não ser fazê-la desta maneira, com muita verdade. O meu lema sempre foi: mesmo que o estúdio esteja a cair, tu dizes ao telespetador que o estúdio está a cair porque ele vai ficar contigo de mão dada. (…) Foi a conselho da Júlia [Pinheiro] que eu entrei no ‘Você na TV’. Lembro-me de entrar no gabinete do José Eduardo [Moniz] e ele, com aquele ar dele, me dizer: é assim, isto é para ganhar. Quem ganha, ganha. Quem não ganha, salta fora. E eu ganhei."
O "furacão" Cristina Ferreira começou no programa das manhãs. E hoje é uma força da natureza "incontrolável" e enraizada.
"É este o meu registo. Há quem goste e há quem não goste (…) Tive a sorte de alguém se lembrar de pôr o Manel ao meu lado, ou vice-versa, e, até hoje, tem sido, acima de tudo, brincar. Nós costumamos dizer que somos um parque de diversões da televisão."