
Fátima Lopes voltou esta segunda-feira, 22, a falar sobre o sem-abrigo que convenceu a sair da rua este fim-de-semana.
A apresentadora da TVI usou o seu blogue para contar a história da noite em que Armindo, conhecido como Chico Chicaia, de 57 anos deicxou-se convencer pela apresentadora e foi finalmente para um centro de acolhimento.
"O Chico adora cantar, intitulando-se por vezes Júlio Iglésias. Nas canções que 'inventa' geralmente aparece o meu nome e foi assim que os voluntários perceberam o grande carinho que nutre por mim", revela Fátima no texto 'O dia em que conheci Chico Chicaia'.
Os voluntários "tentaram várias vezes que saísse da rua, mas o Chico não queria", relata a apresentadora."Lembraram-se então de me desafiar a ir conhecê-lo e a tentar que aceitasse experimentar uma outra vida, onde trocasse a rua por uma residência, ainda que temporária. Porque não, pensei eu?"
Fátima foi até Santa Polónia, em Lisboa, onde estava Chico Chicaia e ao saber da presença da apresentadora o homem, natural de São Tomé e Príncipe, correu ao seu encontro.
"Fui falando tranquilamente e ganhando a sua confiança. Quando o desafiei a começar do zero e a abandonar o buraco escuro onde costumava dormir, Chico não hesitou", lê-se no texto.
"Seguiu-se uma viagem até ao centro de acolhimento temporário, onde Chico deveria dar entrada. Uma viagem feita ao som da música do Chico e de confidências relacionadas com a família e com o seu passado. À medida que os minutos foram passando, Chico pareceu acalmar-se e o discurso foi-se tornando mais fluente e mais claro. Estava feliz".
Fátima então acompanhou o homem até albergue onde ia passar a noite, deu "um forte abraço" em Chico e um "até breve".
Chico deverá ser acompanhado agora pela Santa Casa da Misericórdia.