
Em 2021, quando as filhas gémeas, Mercedes e Maria do Mar, tinham apenas um ano e meio, a atriz Helena Costa, na altura com 39 anos, foi diagnosticada com um tumor carcinoide no pulmão. A atriz esteve recentemente no podcast da SIC Notícias e do Expresso, 'Tenho cancro. E depois', onde recordou alguns dos momentos mais difíceis desta luta, como o medo que sentiu antes da cirurgia onde viria a remover parte do pulmão.
"Depois de ter acordado, eu já não tinha 70% do peso porque eu achava que não ia passar da cirurgia. Até ao dia da cirurgia, foi o pior sentimento que eu tive na vida. Eu não sabia o que fazer, se havia de estar com as miúdas na praia, tirar fotografias, se havia de escrever...", contou, abordando a dor da incerteza relacionada com o sucesso da operação.
Helena falou ainda do receio das filhas poderem vir a crescer sem mãe: "Foi muito mau porque era a única coisa que me importava. Era eu saber que provavelmente poderia ter um prazo e que elas iam crescer sem uma mãe (...) Saber que elas podem crescer sem uma mãe é das coisas mais dolorosas porque ninguém vai gostar tanto delas como eu", explicou.
Nestes tempos conturbados que viveu às custas do diagnóstico, Helena Costa contou com o apoio do pais das filhas, Frederico Formigal, de quem se separou pouco tempo depois, da irmã e da melhor amiga, a atriz Mariana Monteiro. "Os meus pais só souberam da cirurgia no próprio dia porque não os queríamos preocupar. Foi a minha irmã que deu a notícia", revelou.