
Os funcionários e clientes do restaurante Solar dos Presuntos, em Lisboa, passaram por um "susto" este sábado, 30, quando um incêndio foi detetado na zona da arrecadação do espaço.
Em declarações à FLASH!, Pedro Cardoso, proprietário do restaurante, revelou o que se passou durante o incêndio e como ficou o estabelecimento.
"Está tudo pronto para trabalharmos já hoje, se quiséssemos. Simplesmente hoje é nosso dia de folga. Aquilo foi um grande susto mas foi na zona dos lixos", começou a contar Pedro Cardoso.
"O incêndio deve ter começado por volta das 20h, às 20h30 estava completamente sanado", explicou.
Até ao momento, sabe-se que o incêndio começou "num caixote de lixo". "O que tinha para provocar o incêndio não apuramos ainda. Agora temos de fazer uma peritagem, as companhias de seguro têm de intervir".
O próprio Pedro Cardoso e outras nove pessoas foram observadas devido à inalação de fumo, mas o procedimento foi mais por preocupação. "Inalação de fumo é considerado um ferido mas de facto foi mais uma questão de prevenção porque o monóxido de carbono no organismo às vezes pode ser problemático e, por uma questão de preocupação, aqueles que estiveram mais expostos ao fumo foram encaminhados aos hospitais para fazer o teste e receber oxigénio".
"Ficamos até meia noite e meia [no hospital], umas três horas e meia. Graças a deus os hospitais ontem estavam bastante tranquilos", referiu.
"Foi um susto grande mas não houve danos, isso é o mais importante", disse o proprietário aliviado.
O restaurante deve voltar a funcionar normalmente esta segunda-feira, 1.