
O fotógrafo Jorge Jacinto morreu esta quarta-feira, dia 6, em casa, depois de vários meses a lutar contra a doença. Tinha 72 anos de idade.
O Jota, como era carinhosamente tratado pelos amigos e camaradas de profissão, conhecia o meio artístico como poucos. Criou laços de amizade com muitas das figuras que fotografou e algumas dessas personalidades usaram as redes sociais para lhe prestar uma derradeira homenagem. Partilharam palavras de despedida mas também fotografias que ficarão para sempre, tal como a memória do Jorge.
Tânia Ribas de Oliveira recordou o último encontro que teve com o Jorge, nos Santos Populares, em Lisboa: "Das várias dezenas de fotografias que me tiraste, aqui ficam apenas algumas. A das marchas populares, com o Malato, foi a última. Perguntei-te porque estavas tão magro, respondeste "uma coisa chata nos pulmões". Percebi logo e passámos essa noite a rir muito os três. Hoje soube que partiste e que essa coisa chata foi também muito injusta, como é sempre. Leva sempre os melhores. Um beijo, querido. Eras dos bons. Na vida e na profissão. Jorge jacinto."
Jorge Gabriel conhecia o Jota há quase 30 anos e escolheu uma fotografia histórica do Jorge para o recordar: "Há quase 30 anos que nos conhecemos, e há quase 30 anos que o respeito como um profissional de mão cheia, com critério, ética e uma deferência pelos fotografados. Hoje partiu. Deixou-me um legado de artístico e pessoal que jamais esquecerei. És enorme Jorge Jacinto. Nesta foto está com Andrey e Judy Landers protagonistas da série 'Love Boat', quando estiveram em Portugal."
Filomena Cardinali tinha por Jorge Jacinto uma amizade profunda do tempo ainda de criança e foi com fotos de família que Filomena quis despedir-se do Jota: "Meu querido Jorge Jacinto já partiste. Dezenas de anos separam estas fotografias tiradas por ti. Conheço-te desde que me conheço. Recebi agora a notícia. Ainda não tenho palavras, só sentimentos e milhares de estórias que me assaltam a memória. Só memórias sempre carinhosas, só abraços apertados em cada reencontro, só palavras de saudades da minha família que também foi tua. Deus te receba no seu imenso colo e conforte os que te amam. Da tua sobrinha eterna Filomena."