'
FLASH!
Verão 2025
Compre aqui em Epaper
Nacional

A outra Fátima Lopes: "Tirei folga para fazer isto"

A apresentadora meteu mãos à obra e foi ajudar a limpar uma floresta em Sintra. E garante que os seus filhos também percebem de agricultura, não passam todo o tempo em casa agarrados à televisão nem aos videojogos.
Por Inês Neves | 21 de março de 2017 às 22:25
Fátima Lopes
Fátima Lopes
Fátima Lopes
Fátima Lopes
pub
Fátima Lopes
Fátima Lopes
Fátima Lopes
pub
Fátima Lopes
Fátima Lopes
Fátima Lopes
Fátima Lopes
Fátima Lopes
Fátima Lopes
Fátima Lopes
Fátima Lopes

Fátima Lopes, de 47 anos de idade, meteu mãos à obra e foi para o Parque Natural Sintra-Cascais ajudar na recuperação de uma clareira ecologicamente degradada, juntamente com 70 alunos da Escola Secundário de Leal da Câmara. "Para comemorar o Dia Mundial da Árvore já tinha dito que queria fazer algo diferente e tinha prometido a mim mesma que depois do verão traumatizante de 2016, não mais ia ficar parada", começou por dizer.

"Como cidadã não consigo, tenho que sentir que faço alguma coisa para a protecção das nossas florestas, para que o cenário mude. Este ano não tem chovido quase nada, as nossas albufeiras estão vazias, as barragens estão vazias e se não fazemos um trabalho de prevenção, vai ser uma calamidade este verão. Há muitas associações pelo pais que fazem o mesmo trabalho que esta e temos que por mãos à obra, fazer já o que for possível."

Assim, vestida a preceito, com luvas e botas até ao joelho, a apresentadora do programa ‘A Tarde é Sua’, da TVI, garantiu ao site FLASH! que não veio só para a fotografia, que vai mesmo "por a mão na massa". E que para isso gastou uma das suas folgas: "Eu vim mesmo trabalhar. Tirei uma folga para poder fazer esta ação. Hoje não estou no programa porque achei que era importante estar aqui a fazer isto, para sensibilizar as pessoas a fazer o mesmo."

Fátima Lopes
Fátima Lopes Foto: Ivo Raínho Pereira

Fátima diz que é "uma mulher de princípios, de causas". E que esses valores transmite-os aos seus filhos, Filipe de 8 anos de idade, e Beatriz, de 16 anos de idade. "Sempre os sensibilizei muito para estas questões. Lá em casa fala-se muito disto até porque a minha irmã é engenheira agrícola. Eles quando visitam a tia, já sabem o que é isto porque a veem a fazer."

Fátima Lopes
Fátima Lopes Foto: Ivo Raínho Pereira

A apresentadora da TVI também se queixa que "dois terços das crianças que vivem nas cidades não sabem o que é isto porque estão demasiados agarrados aos jogos e playstations. Os benefícios que os miúdos colhem de andar aqui, a fazer este ‘trabalho’ pelas nossas florestas, são mais que muitos."

E garante que os seus filhos não fazem parte desse grupo de crianças. "O meu filho adora a natureza, vai para casa dos meus pais cavar na horta, regar... Com 8 anos sabe mais de agricultura que eu. A minha filha é mais citadina, tem 17 anos, não é tão interessada, mas é muito respeitadora. Não deita um papel no chão, foi educada para respeitar a natureza. Quando são educados do berço eles fazem."

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável