
Morreu esta madrugada Fernando Chalana, um dos maiores craques que passou pelo Benfica e que vestiu a camisola da seleção das Quinas. Era mágico em campo e por isso foi apelidado como "Pequeno Genial". Tinha apenas 63 anos.
Os últimos anos foram marcados por uma doença degenerativa. Chalana sofria de Alzheimer e isso "obrigou-o" a ter uma vida mais recatada nestes últimos anos de vida.
"Vivia uma doença degenerativa, mais dia menos dia...", lamenta Toni, alegando que "era um dos maiores génios, senão o maior, com quem tive a oportunidade de jogar", disse na TSF. "Penso que Chalana era realmente um jogador de uma genialidade tremenda, e que deixa uma vazio muito grande no futebol portugues, já o deixou quando deixou de pisar os palcos, mas agora deixou-nos...", disse o antigo jogador do Benfica. "Uma palavra para a família que tem sido de uma dedicação extrema".
Em 2019, Bruno Lage dedicou a vitória do Benfica a Chalana e surgiram logo rumores de que o craque tinha morrido, mas foi apenas uma homenagem do então treinador dos Encarnados ao antigo craque: "Como sabem não nasci nesta casa, mas cresci aqui durante seis anos e agora regressei com um percurso do qual me orgulho muito. A forma como fui tratado ao longo dos anos pelas pessoas. E o Benfica são as pessoas. Ultimamente têm nascido muitos jogadores e eu não posso esquecer-me de todos os benfiquistas que me ajudaram a crescer, os ex-jogadores e todas as pessoas que trabalham no Benfica. E hoje quero dar uma palavra muito especial para o nosso amigo Fernando Chalana e dedicar-lhe da nossa parte esta vitória", disse Lage, que trabalhou com Chalana no Benfica. Perante isto, a atual companheira de Chalana desmentiu que o craque estivesse doente com Alzheimer.
"De repente, recebo telefonemas de familiares perguntando como andava a saúde do meu rapaz. Espantada fiquei, mas mais espatanda ainda quando uma das pessoas me dizia que alguém lhe tinha dito que ele estava internado no hospital do Barreira, outra pessoa da família dizia-me que alguém tinha fotos no facebook do do meu rapaz, escrevendo 'força, vais melhorar, vais dar a volta à doença'. Expliquei-lhes que ninguém estava internando e que estava tudo bem connosco", garante Cristina Monteiro de Almeida, a mulher de Chalana. "Quero esclarecer que o meu rapaz, o Fernando, não, repito, não sofre nem tem alzheimer. Podia ser alzheimer, parkinson, cancro, depressão ou até uma unha do pé encravada, um panarício, pois, podia mas não tem", acrescenta. "Queria sossegar e esclarecer que não é verdade, ele não tem essa doença, felizmente, e portanto não se agravou o seu estado, nem está nas últimas e também não é coitadinho que se pode querer estar a passar". "É um homem realizado e feliz, trabalhou sempre naquilo que gostou e para o qual nasceu com um dom, tem bons amigos e uma bonita família. Vive rodeado de muito carinho, admiração e amor", reiterou na altura Cristina Monteiro Almeida.
"Quero esclarecer que o meu rapaz, o Fernando, não, repito, não sofre nem tem alzheimer. Podia ser alzheimer, parkinson, cancro, depressão ou até uma unha do pé encravada, um panarício, pois, podia mas não tem", acrescenta. "Queria sossegar e esclarecer que não é verdade, ele não tem essa doença, felizmente, e portanto não se agravou o seu estado, nem está nas últimas e também não é coitadinho que se pode querer estar a passar".
"É um homem realizado e feliz, trabalhou sempre naquilo que gostou e para o qual nasceu com um dom, tem bons amigos e uma bonita família. Vive rodeado de muito carinho, admiração e amor", reiterou na altura Cristina Monteiro Almeida.