
Rita Sousa Tavares, filha de Miguel Sousa Tavares e nora de Ricardo Salgado, ganhou um processo de difamação contra Paulo de Morais e vai doar a indemnização à associação sem fins lucrativos Manicómio, que promove o trabalho de artistas com experiência de doença mental. Paulo de Morais era acusado de quatro crimes de difamação agravada, mas o tribunal decidiu condenar o presidente da Associação Frente Cívica por apenas duas destas acusações, sendo absolvido das outras duas. Paulo de Morais, candidato à Presidência da República nas eleições de 2016, terá de pagar uma indemnização de cinco mil euros à gestora cultural por danos morais, acrescidos de juros de mora, o que se soma também uma multa de quatro mil euros ao tribunal. Em causa estão declarações que Paulo de Morais fez em 2020, criticando a nomeação de Rita Sousa Tavares como adida cultural na Embaixada de Portugal no Canadá. Numa das publicações que fez no Facebook, Paulo afirmou que Rita andaria a "promover a cultura portuguesa de bandidagem".
Paulo de Morais era acusado de quatro crimes de difamação agravada, mas o tribunal decidiu condenar o presidente da Associação Frente Cívica por apenas duas destas acusações, sendo absolvido das outras duas. Paulo de Morais, candidato à Presidência da República nas eleições de 2016, terá de pagar uma indemnização de cinco mil euros à gestora cultural por danos morais, acrescidos de juros de mora, o que se soma também uma multa de quatro mil euros ao tribunal.
Em causa estão declarações que Paulo de Morais fez em 2020, criticando a nomeação de Rita Sousa Tavares como adida cultural na Embaixada de Portugal no Canadá. Numa das publicações que fez no Facebook, Paulo afirmou que Rita andaria a "promover a cultura portuguesa de bandidagem".
A juíza Mafalda Fonseca considerou que o "arguido atingiu quer o bom nome" de Rita Sousa Tavares, "dado que afetou o seu prestígio social decorrente das suas qualidades pessoais, quer o seu decoro". A juíza deu também como provado que as publicações de Paulo de Morais "constituem ofensas que não satisfazem qualquer tipo de propósito informativo ou crítico".
Rita Sousa Tavares é casada com Ricardo Salgado (que tem o mesmo nome do pai, o antigo banqueiro que está a braços com vários processos na justiça), com quem tem três filhos.