
É filho de Júlia Pinheiro há mais de 28 anos, mas só há 2 se tornou 'O Filho da Mãe'. Foi com esse título que começou uma série cómica, exclusiva para o 'Canal Q', uma estação emitida em sinal de cabo que tem como patrão as Produções Fictícias, a produtora de Nuno Artur Silva, o ainda administrador da RTP com o pelouro dos conteúdos.
Num desses episódios da série humorística 'O Filho da Mãe', por sinal o primeiro da primeira temporada, o jovem Rui Maria Pêgo, que recentemente assumiu a sua homossexualidade, simulou um regresso a casa da mãe, mas sempre de forma caricata e, alegadamente, sem a mãe saber, mostrando espaços íntimos do interior do apartamento materno.
O que é um facto é que Júlia Pinheiro, a quem Rui Maria Pêgo ligava para o telemóvel, mas que nunca o atendia, aparentemente não saberia que o filho se preparava para entrar no apartamento da família, uma cobertura com 14 assoalhadas na avenida António Augusto Aguiar, no centro de Lisboa, e filmar tudo o que lhe aparecesse à frente.
"A minha mãe é uma mãe guerreira e nem sempre é fácil apanhá-la", explica o moço aos seus telespetadores, demonstrando de seguida como vai resolver o problema: "é por isso que existe a nossa Débora. Ela é uma ex-concorrente dos 'Acorrentados'. Querida, mas acho que ela rouba…", afirma, em jeito de graça.
Segundos depois do rápido telefonema para a assistente da mãe, Rui Maria Pêgo invade a casa dos progenitores, entrando livremente pela cozinha da habitação. Assim que o rapaz começa a passear pela cozinha, eis que uma das irmãs gémeas, não se sabe se Matilde ou se Carolina, de 24 anos, abre a porta, assusta-se com a produção fílmica caseira do irmão mais velho e volta a fechá-la de imediato.
O suposto filho pródigo que regressa a casa da mãe pede à assistente desta – a ex-concorrente Débora, do primeiro 'reality show' da SIC, que se chamou 'Acorrentados' e que foi apresentado pelo ex-jornalista Artur Albarran – é apanhada na ilha da cozinha a descascar laranjas para preparar um mimo de boas vindas ao primogénito da conhecida apresentadora de 'Queridas Manhãs', na SIC.
"Estou a preparar-te uma merenda 'detox' porque andas muito stressado", esclarece a colaboradora que Júlia Pinheiro foi resgatar à sociedade civil depois de uma passagem como ex-concorrente do 'reality show' que estreou em 2001 no canal sedeado em Carnaxide.
A colaboradora adianta ainda, enquanto os câmaras vão mostrando o interior de partes da casa da apresentadora, que a mãe de Rui Maria Pêgo é uma pessoa "difícil de apanhar" e que talvez a consiga ver "quinta-feira, depois da aula da pilates, embora seja sempre difícil de saber como corre", dando a entender que seria dali a três dias.