
O filho de Betty nunca gostou de José Castelo Branco e há vários anos que tentava separar a mãe do marchand. Agora, mostra-se alíviado por ter conseguido, ainda que provavelmente tivesse preferido que fosse noutras circunstâncias.
É Marcela Fernandes, a amiga do casal que tinha ficado com as malas, que confessa o desabafo de Roger, com quem tem continuado a lidar durante este tempo em que Betty está internada. Isto depois de lhe contar que havia uma queixa de violência doméstica: "Do outro lado, ouvi um silêncio profundo, seguido de um: ‘Finalmente mais alguém vê! Eu estou há 20 anos a tentar separá-los. Estou há 20 anos a tentar livrar a minha mãe deste senhor’", conta Marcela à TVI.
Durante vários dias foi ela que ficou com as malas com todos os bens do casal. E explica a atitude. "O que o Zé queria e disse, em alto e bom som, foi 'se eu for detido, eles não apanham as joias'", começou por considerar a empresária moçambicana.
"Inclusive, no dia da detenção do José eu estive com o filho e o Guilherme confirmou-me que tinha as joias. Mas atenção confirmou-me com um desgosto, o Guilherme estava extremamente abatido e disse 'não era suposto ninguém saber isto. (...) Marcela, quando me baterem à porta a pedir as joias eu entrego ou então quando o meu pai sair eu entrego-lhe porque não quero, nem nunca quis ter nada a ver com isto e eu vou proteger a todo o custo a minha filha e a minha mulher'", sublinhou Marcela.
Na reportagem do programa da TVI, há uma gravação em que se pode ouvir a preocupação de José Castelo Branco com as joias: "Eles não me vão prender, não me podem prender. Não há provas. Quero é as joias em segurança. Ponto. Mais nada. Eu não posso pedir ao meu filho para guardar?"
Na mesma gravação é possível ouvir a advertência da então amiga: "Porque é que tem de ser o teu filho a guardar? A seguir o que é que vai acontecer nas redes sociais? 'Filho ajuda pai a roubar e a esconder joias'. É isso que tu queres para o Guilherme?". "Tens razão", reage José Castelo Branco.