
Quando chegou a Portugal, ao lado de Betty Grafstein, para o batizado da neta, José Castelo Branco foi recebido de braços abertos por uma amiga que começava a ganhar importância na vida do marchand d'art: a empresária Marcela Fernandes.
Proprietária do espaço noturno Glitter's Gallery (antigo Gallery), a moçambicana foi o apoio do socialite durante os primeiros tempos desta estada em Portugal e esteve com José Castelo Branco até este se mudar para a casa da amiga Marluce (ex-mulher do antigo apresentador Carlos Cruz).
Entretanto, e já no decorrer das investigações do caso de violência doméstica, houve um afastamento. A denúncia de que algo estava errado foi feita à FLASH! pelo próprio socialite que garantiu que Marcela tinha cativas em sua casa sete malas de viagem da Louis Vuitton com objetos pessoais dele próprio e da mulher, Betty, entre os quais se encontram joias e outros pertences de valor. Malas essas que terão sido entregues posteriormente a Roger, filho da milionária dos diamantes, o que terá deixado Castelo Branco apenas com a roupa que traz no corpo.
Esta sexta-feira, 24 de maio, Marcela falou ao programa 'TVI - Em Cima da Hora' e fez algumas revelações que envolvem as joias de Castelo Branco e o filho do socialite, Guilherme. "O que o Zé queria e disse, em alto e bom som, foi 'se eu for detido, eles não apanham as joias'", começou por considerar a empresária moçambicana.
"Inclusive, no dia da detenção do José eu estive com o filho e o Guilherme confirmou-me que tinha as joias. Mas atenção confirmou-me com um desgosto, o Guilherme estava extremamente abatido e disse 'não era suposto ninguém saber isto. (...) Marcela, quando me baterem à porta a pedir as joias eu entrego ou então quando o meu pai sair eu entrego-lhe porque não quero, nem nunca quis ter nada a ver com isto e eu vou proteger a todo o custo a minha filha e a minha mulher'", sublinhou Marcela.
Na reportagem do programa da TVI, há uma gravação em que se pode ouvir a preocupação de José Castelo Branco com as joias: "Eles não me vão prender, não me podem prender. Não há provas. Quero é as joias em segurança. Ponto. Mais nada. Eu não posso pedir ao meu filho para guardar?"
Na mesma gravação é possível ouvir a advertência da então amiga: "Porque é que tem de ser o teu filho a guardar? A seguir o que é que vai acontecer nas redes sociais? 'Filho ajuda pai a roubar e a esconder joias'. É isso que tu queres para o Guilherme?". "Tens razão", reage José Castelo Branco.