
Florbela Queiroz revelou como era a relação que mantinha com o filho, Manuel João Matias, antes da sua morte repentina em maio de 2022, aos 44 anos, tendo ainda esclarecido que o editor de imagem da SIC não padecia de qualquer doença que pudesse indicar este desfecho trágico.
Primeiramente, a atriz de 80 anos relatou o tempo em que estava a ser alvo de agressões físicas e verbais por parte da namorada do descendente, quando o casal vivia em sua casa: "Ele não teve muita culpa, mas também não me defendeu. A pessoa que me batia e que me tratava mal não era ele. Ele nunca me tratou mal e nunca me bateu… às vezes era preferível bater do que dizer as coisas que me dizia, mas ele estava influenciado, não era ele. Nem o reconhecia fisicamente", declarou, durante uma emotiva entrevista ao talk show de Júlia Pinheiro, na SIC, nesta quarta-feira.
Após esses tempos de maior tensão, a harmonia regressou entre mãe e filho: "Tivemos dois anos maravilhosos. Ele pediu-me desculpa e depois esteve a viver dois anos comigo em casa. (…) [Perdoei] logo na hora."
"Falávamos sempre antes de dormir e falámos na noite anterior e ele disse: ‘Vou ver-te no sábado, ainda não vi esta revista que estás a fazer’... (…) No outro dia a minha enteada telefona-me e diz: ‘O Manuel morreu’", afirma Florbela Queiroz.
"Não [estava doente], foi morte súbita. Tinha falado comigo na noite anterior", explicou também, acrescentando que não assistiu à cremação: "Para mim está vivo e um dia destes aparece lá no quarto. Estou à espera que ele apareça." Esta foi a primeira vez que Florbela descreveu o trágico momento e deixou a promessa de não voltar a fazê-lo.