Nos primeiros meses, Rute Cardoso praticamente não existiu. Depois da tragédia que assolou a sua vida, a viúva procurou na fé respostas e tentou juntar as pontas do que tinha restado da doce existência que até ali conhecera e começou a pensar como iria criar os três filhos sem o seu grande amor, Diogo Jota, que era seu parceiro em tudo.
A seguir desdobrou-se em homenagens, que se multiplicavam pelo mundo, e só quando o burburinho mediático começou a acalmar é que Rute voltou, aos poucos, ao controle da sua vida, equacionando o futuro e voltando a sorrir para e pelos três filhos, a sua grande força.
A primeira decisão acabou por ser até a mais simples: voltar para Gondomar. Apesar de adorar Liverpool, cidade onde se sentiu sempre muito acolhida, regressar para perto da família afigurou-se como a coisa mais acertada, numa altura em que todo o apoio era determinante. Ainda assim, Inglaterra é sempre um sítio onde a viúva do futebolista quer voltar, repleta de memórias duras, mas também felizes, aproveitando cada homenagem para matar saudades de um local que, no fundo, continua a ser uma casa.
No regresso a Portugal, definiu, aos poucos, pequenas metas. Começou a correr, ao fim do dia, muitas vezes junto ao rio, cuidando, desta forma, do corpo, ao mesmo tempo que tentava aliviar a mente - depois disso já participou até numa prova de atletismo. Depois, dedicou-se a todos os projetos de memória e homenagem ao marido, algo que será sempre uma prioridade. E, mais importante do que tudo, dedica-se de corpo e alma aos filhos para que cresçam seguros, mas sempre a conhecerem todas as histórias e conquistas de Diogo Jota e do tio, André Silva, que perderam a vida num fatídico acidente de viação em Espanha, em julho do ano passado.
DAR CONTINUIDADE ÀS VIAGENS
Diogo Jota e Rute Cardoso conheceram-se na escola secundária, apaixonaram-se e nunca mais largariam a mão um do outro, com a jovem a desistir dos estudos para acompanhar o futebolista na sua aventura pela Europa. Desde então, juntos desenvolveriam a paixão de viajar pelo mundo. Começaram a fazê-lo sozinhos, quando ainda não tinham filhos, e depois, à medida que a família ia crescendo, com as crianças.
Meses antes da morte do jogador, concretizariam o sonho de ver uma aurora boreal, num momento único que partilharam com amigos. E isto sem esquecer outras viagens por destinos paradisíacos, com que frequentemente celebravam mais um final de época desportiva.
Agora, Rute mostrou que quer continuar a dar largas a esta paixão, ao lado dos filhos e, recentemente, mostrou-se a celebrar o aniversário do mais velho, Dinis, no mundo mágico da Disney. No momento, Jota não foi esquecido, com a viúva a mostrar que, qualquer que seja o momento, Diogo está sempre presente no coração de todos.