
José Castelo Branco chegou a Nova Iorque a 19 de janeiro e por lá permanece, apesar da ordem do juiz para regressar a território nacional no dia 24.
Agora, o socialite decidiu defender-se das acusações de que tem sido alvo de estar a fugir à Justiça portuguesa, esclarecendo que "está no seu país" uma vez que tem dupla nacionalidade.
"Eu não fugi, não matei, não roubei, não bati, não fiz nada. Que coisa mais patética estarem-me a julgar dessa forma", começou por dizer num vídeo publicado no Instagram.
"Não fugi, eu estou na minha terra, eu sou americano", declarou então, acrescentando: "Não preciso de me justificar, apenas estou a dizer, não falem mais, deixem-me viver".
Embora seja verdade que Castelo Branco tem passaporte norte-americano, o facto do juiz lhe ter autorizado a viajar apenas por cinco dias – o que, mesmo assim, foi erro do magistrado – significa que está, de facto, em incumprimento.
Recorde-se que o socialite tinha obtido autorização para viajar para os EUA alegando problemas de saúde e questões relacionadas com a sua residência oficial.
De acordo com o 'Correio da Manhã', o magistrado que deixou Castelo Branco viajar para os EUA pensava que o socialite não estava sujeito a nenhuma medida de coação que o impedisse de sair de território nacional.
Este erro foi corrigido no dia seguinte pelo mesmo juiz, mas Castelo Branco já tinha abandonado Portugal.