
O jornal 'Tal & Qual', publicação que regressou muito recentemente às bancas, noticia que está em curso uma investigação levada a cabo pelo DIAP - Departamento de Investigação e Ação Penal para apurar se existe, ou não, alguma forma de manipulação na medição das audiências televisivas.
Todos os dias, a GfK, entidade que faz medição das audiências, revela os números que cada canal e que cada programa conseguiu alcançar na véspera. Recorde-se que a SIC tem sido líder de audiências nos últimos 28 meses de forma consecutiva.
Perante estes dados, a TVI já havia colocado em causa a fiabilidade da empresa de medição de audiências. Agora, com a notícia do referido semanário, a TVI24 fez notícia do assunto. A SIC já respondeu à polémica através de um comunicado. O canal de Pinto Balsemão assegura que não está par de qualquer investigação e reserva-se ao direito de agir judicialmente contra a TVI e contra o 'Tal & Qual'.
Entretanto, a TVI vem repudiar tudo através de comunicado: "A notícia hoje publicada, em primeira mão, pelo Jornal Tal e Qual, posteriormente veiculada por diversos Órgãos de Comunicação Social e confirmada oficialmente pela Agência Lusa junto da Procuradoria Geral da República (PGR), diz respeito à abertura de um processo de investigação sobre suspeitas de uma eventual adulteração de audiências televisivas por parte da empresa GFK em favor do canal televisivo SIC".
Avança nas explicações: "A TVI limitou-se a noticiar uma investigação da PGR, confirmada oficialmente, como tantas vezes acontece em relação aos mais variados temas e assuntos. É completamente falsa e sem sentido a acusação feita pelo Grupo Impresa e SIC de que existiu má fé por parte da TVI".
"O que está em causa é o apuramento da verdade e a assunção de eventuais responsabilidades, caso essas existam, manifestando o Grupo Media Capital e a TVI total disponibilidade para colaborar com as autoridades numa investigação séria, rigorosa e serena", clarifica ainda o canal que tem Cristina Ferreira como diretora de Entretenimento e Ficção, além de acionista.