'
Homenagem

Já são conhecidas as causas da morte de Fernando Mamede

O antigo atleta português Fernando Mamede morreu esta terça-feira, aos 74 anos de idade.
Por FLASH! | 28 de janeiro de 2026 às 16:43
Já são conhecidas as causas da morte de Fernando Mamede
Fernando Mamede, antigo atleta português, faleceu
Fernando Mamede, histórico do atletismo português, faleceu
Fernando Mamede, figura do atletismo nacional, em competição
Fernando Mamede
Fernando Mamede, antigo atleta português, faleceu
Fernando Mamede, histórico do atletismo português, faleceu
Fernando Mamede, figura do atletismo nacional, em competição
Fernando Mamede

O antigo atleta português Fernando Mamede morreu esta terça-feira, aos 74 anos, vítima – sabe-se agora – de complicações cardíacas, segundo fontes da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA). A morte de uma das maiores figuras da história do atletismo nacional foi confirmada pelo presidente da FPA, Domingos Castro.

A notícia foi anunciada pela própria Federação através das redes sociais, onde destacou o percurso excecional do atleta. “É com profundo pesar que informamos e lamentamos o falecimento de Fernando Mamede, uma figura ímpar cuja carreira foi marcada pela excelência e dedicação, que o levaram a bater um recorde mundial dos 10 mil metros, três europeus e duas dezenas de recordes nacionais”, escreveu a FPA.

Natural de Beja, Fernando Mamede marcou de forma indelével o atletismo português, sendo durante largos anos detentor do recorde mundial dos 10.000 metros, alcançado numa prova disputada em Estocolmo, na qual superou o compatriota Carlos Calado. Esse registo permanece ainda hoje como o segundo melhor de sempre em Portugal, apenas superado pelo recorde de António Pinto.

Ao longo da carreira, Mamede representou Portugal em três edições dos Jogos Olímpicos – Munique 1972, Montreal 1976 e Los Angeles 1984  –, não conseguindo, contudo, traduzir nesse palco todo o talento que demonstrou nas pistas. No plano internacional, destacou-se também com a conquista da medalha de bronze no Campeonato do Mundo de Corta-Mato, em Madrid, em 1981.

Com a morte de Fernando Mamede, o desporto português perde uma referência histórica e um dos atletas mais marcantes da sua geração, cujo legado permanece vivo nos recordes e na memória do atletismo nacional.

Saber mais sobre

você vai gostar de...


Subscrever Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável